ACOMPANHE AO VIVO MINI CURSO ESCOLA PRETA 

Com a realização da preparação da V Conferência de Promoção de Igualdade Racial, ficou explícita a falta de oportunidade de conhecer a legislação, o manejo politico-juridico e a prática das ações antirracistas, gerando desânimo e desconhecimento sobre a Promoção da Igualdade Racial.

A Escola Preta é um espaço de ensino feito por especialistas e ativistas do Movimento Negro, que neste ano pretende debater, apresentar e promover a cultura e educação afrobrasileira para os temas do Estatuto da Igualdade Racial de 2025.

Apresentamos aqui um pouco de nosso trabalho, que estará em nossa 5ª edição.

Este mini-curso serve para mostrar parte de nosso trabalho e nossa metodologia, propondo explanações e tirando dúvidas sobre Prática de Direito à Equidade Racial, Políticas de Saúde Integral da População Negra, Promoção de Políticas para Mídia Negra.

E, ao final, será feito um convite para participar de nosso curso, que será subsidiado por doações obtidas desde agora até o início das aulas de novembro próximo futuro, em sistema crowdfouding (doações solidárias).

Participe, colabore e aumente o número de atentos para a Promoção da Igualdade Racial.

#educacaosemracismo
#vidasnegraspromovemdireito
#escolapreta

Mini-curso 5 de julho de 2025

ACOMPANHE AO VIVO MINI CURSO ESCOLA PRETA

MESA DE ABERTURA

20 MIN - 3 PESSOAS - Abertura e inicio às 9h, 20 min, com tolerância de 10min

Paulo Jorge Manica

Líder de Àṣẹ̀ e Voz da Igualdade

Nascido em 1972, em Quijingue (BA), sou filho de mulher negra e guerreira. Migrei para São Paulo em 1988, onde trabalhei, estudei e resisti. No Candomblé, me iniciei em 2005 e cumpri todas as obrigações até firmar meu sacerdócio. Em Itanhaém, ergui com fé e luta o Ilé Omi Ọlà Àṣẹ Òde Bùsì / Instituto Cultural Paulo Manica, hoje referência religiosa e cultural. Sou sacerdote, diplomata civil, promotor cultural e presidente do CMPIR. Recebi o título de Doutor Honoris Causa e diversas honrarias. Articulei a vinda do Fórum Inter-religioso para Itanhaém, do qual também sou membro estadual.

MARCELO REZENDE BENTO

Radialista e Teólogo

Pós-graduado em Teologia Social. Pós-graduado em Ciências das Religiões. Especialização em Direitos Humanos na UFU. Pós-graduando em Direitos Humanos e Realidades Regionais. Atua na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal Campinas desde 2013. Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (Biênio 2022-2024). Membro da Banca de Averiguação das Cotas da UNICAMP. Membro da Banca de Averiguação das Cotas da PUC - Campinas-SP. Especialista em 3.o Setor – Organizações Não-Governamentais. Membro do GT-Teologia e Negritude, vinculado a FTL/Campinas.

Alessandra Laurindo

Cientista Social Racializada

Alessandra Laurindo é Cientista Social Racializada, formada pela Unesp. Mestranda Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Unicamp. É ativista da militância negra, Coordenadora Executiva e Metodológica no Programa Nacional dos Comitês de Cultura - SP - PNCC- MinC, Gestora de Projetos no Terceiro Setor, é Palestrante Antirracista.
É Conselheira Consultiva da UAB ( União Afro Brasil). Integra a Diretoria da APPRECABA (Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara), é Diretora da ACAAAR, Associação Cultural dos Amigos Afrodescendentes de Araraquara e Região, é Coordenadora Regional da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, também íntegra o Conselho Administrativo da Santa Casa de Araraquara, é
Especialista em Comissão de Heteroidentificação.
Ocupa a cadeira Carolina Maria de Jesus na Academia Araraquarense de Letras e é Facilitadora na Construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo.

Mesa SISTEMA DE IGUALDADE RACIAL

Início 9h40 (50 min), 20 min para cada palestrante/facilitador/parecerista. 10 min para perguntas

DOUGLAS MARTINS DE SOUZA

Advogado Trabalhista

MESTRE EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC/SP - DOUTOR EM FILOSOFIA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC/SP - DIRETOR VICE-PRESIDENTE (RESPONSÁVEL PELO DEPARTAMENTO JURÍDICO) DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL E MONTAGEM INDUSTRIAL DA BAIXADA SANTISTA | 1991/1994
DIRETOR VICE-PRESIDENTE (RESPONSÁVEL PELO DEPARTAMENTO JURÍDICO) DA
FEDERAÇÃO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM CONSTRUÇÃO CIVIL E
MONTAGEM INDUSTRIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO | 1995/2002
ASSESSOR ESPECIAL DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA DIREITOS HUMANOS (Gestão do Ministro Márcio Thomas Bastos) |2003/2005
Assessoria do Gabinete do Ministro para a pauta de Direitos Humanos junto à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Organização da pauta e
integração de Comissões Especiais do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa
Humana acompanhando casos de interesse da União.
VICE-MINISTRO DA SECRETARIA ESPECIAL DE IGUALDADE RACIAL DA PRESIDÊNCIA
DA REPÚBLICA – SEPPIR/PR| 2005/2006
Secretaria Executiva do Ministério da Igualdade Racial. Coordenação geral dos programas e direção executiva das ações de promoção de igualdade racial junto aos demais ministérios da Esplanada. Responsável pela agenda internacional da SEPPIR/PR junto à Organização dos Estados Americanos – OEA.
Consultor Jurídico do Conselho Nacional Do Serviço Social da Indústria –
SESI/CN | 2007/2014
Consultoria Jurídica do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria. Parecerista. Analista das proposituras das Federações de Indústria e dos Serviços Sociais Autônomos junto ao Conselho Nacional. Dirigente da Unidade para as pautas de contencioso
administrativo e judicial. Coordenação da atuação junto ao Tribunal de Contas da União – TCU. Advogado do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo | 2015 - Atual

Hédio Silva Jr

Mestre em Direito Processual

Advogado, Mestre em Direito Processual Penal e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; ex-Coordenador Geral da Comissão de Liberdade Religiosa do Conselho Seccional da OAB/SP; ex-Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, tendo presidido por 2 mandatos as Comissões de Direitos Humanos e de Liberdade Religiosa; há 24 anos desenvolve litigância pro-bono em defesa da igualdade racial e dos direitos das religiões afro-brasileiras, autor de teses, livros e artigos sobre liberdade de crença, racismo, racismo religioso, ações afirmativas e defesa do patrimônio cultural afro-brasileiro; autor de parecer jurídico que subsidiou a defesa judicial do patrimônio cultural imaterial dos templos religiosos afro-brasileiros atingidos pelo desastre socioambiental do rompimento de barragem de mineradora em Brumadinho e advogado das religiões afro-brasileiras no Supremo Tribunal Federal, tendo sido o advogado que defendeu a constitucionalidade do abate religioso de animais, dentre outros processos; ativista do Movimento Negro há 40 anos.

Victoria Navarro

Mediadora

Advogada, pós-graduada em Logística Portuária e Direito Marítimo, pesquisadora nas áreas de Direito Penal, Direito Ambiental e Fashion Law, faz parte do grupo de Estudos de Fashion Law da UNISANTOS. Secretária da Comissão de Igualdade Racial da OAB-Santos, membro da comissão especial de Direito da Moda da OAB-São Paulo.

Mesa SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA

Estimativa de início 10h40 e término 11h30

Estevão Silva

Advogado

Advogado, professor da Universidade Zumbi dos Palmares, mestre em direito médico. Presidente da Associação nacional da advocacia negra-ANAN, Diretor fundador do Cla da Negritude. Diretor da Revista VADNE.

Cely de Oliveira

Enfermeira

Mulher preta. Nascida em Santos,10/10/1967. Criado por homem preto com mais duas irmãs, falecimento precoce da minha mãe com 33 anos. Iniciei atividades laborais na enfermagem aos 17 anos como Atendente de Enfermagem, posteriormente Auxiliar de Enfermagem. Enfermeira formada pelo HIAE, Mestrado em Ciências e Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental. Docente universitária e pesquisadora nas áreas da Saúde mental e Saúde Materno/Paterno infantil com ênfase na população negra.

Renato Santos de Azevedo

MEDIADOR

Conselheiro Municipal da Comunidade Negra de Santos. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos. Gestor de Projetos da ONG Unificação das Quebradas em Cubatão e da ONG Casa de Cultura Afro-brasileira de Guarujá. CEO da Produção Preta (empresa de impacto em sustentabilidade socioambiental e educação étnico-racial).

Mesa MÍDIA NEGRA

Estimativa de início 11h40 de término 12h30

Albry Anunciação

Bibliotecário, Filósofo e Radialista

Licenciatura Filosofia e Radialista. Presidente Associação Educacional e Cultural Malcolm X ; Conselheiro Municipal do Carnaval de Salvador; Diretor da ACEMA ( Coletivo Entidades Carnavalescas de Matriz Africana. e Diretor da ABS ( Associação de Blocos de Salvador).

Douglas Felippe da Silva

Diretor de Operações da TV Cultura

Douglas Felippe da Silva é um homem preto, nascido em 1981 no Jabaquara, periferia de Santos (SP). Filho de mãe solo, começou a trabalhar cedo e, em 1995, aos 14 anos, teve seu primeiro emprego registrado como office boy na TVB. Sem formação acadêmica, formou-se na prática e na vivência, aprendendo cada função nos bastidores da televisão com olhar atento e curiosidade incansável.

Passou por importantes emissoras da Baixada Santista: foi operador de controle mestre na VTV, editor na Record, diretor de imagens na TV Thathi e coordenador de operações na TV Câmara de Cubatão. Em 2025, chega ao cargo de Diretor de Operações da TV Cultura Litoral, consolidando uma trajetória de 30 anos construída com dedicação, inteligência prática e amor pelo audiovisual.

Adriano Gonzaga

Mediador

36 anos, Pedagogo. Especialista em Educação Infantil e Afrobetização.
Professor de Primeira Infância (Prefeitura Municipal de Bertioga), desde 2010. Ganhador do Troféu Zumbi dos Palmares (2015), pelo Conselho da Comunidade Negra de Santos. Diretor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Associação Baixada Santista). Articulador regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (2019-2025). Coordenador de Educação da UNEGRO Costa da Mata Atlântica. Conselheiro de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá (2019-2023).
Faz parte do Coletivo Produção Preta (Escola Preta). Mestrando em Educação com ênfase em Políticas Públicas pela UNIFESP. Chefe da Divisão de Educação Infantil de Bertioga, na modalidade creche (2018-2021).
Coordenador do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo” – edição 2024 – em parceria com o Instituto ARCOR e OMEP/ARBS. Agente de Governança Local (Bertioga) da Política Nacional de Equidade, Educação para as
Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) - (2024-2025).

Apresentação da Proposta da Escola Preta 2025

12h40 a 12h50 - Encerramento

Raime Paixão

Coordenadora da Escola Preta

Nasceu em Salvador Ba.
É bacharel em História é licenciada em Pedagogia, com pós graduação em educação inclusiva e história da Bahia. Coordenadora da Escola Preta, desde 2019, Idealizadora do coletivo Dolores. Escritora e poeta associada a literart e faz parte da academia literária Almas. É uma mulher preta em movimento. Sua frase é : Bom é não ser só.

Advogados, assistentes sociais, professores, historiadores, produtores, profissionais da saúde, produtores culturais, mestres populares, profissionais de mídia estão juntos para troca e mostra de Saberes para aprimorar o sistema de Promoção de Igualdade.

Em 2025 tem curso da Escola Preta em novembro.

Venham aderir e participar de nossa vaquinha solidária, montar o curso e aprimorar nossas ideias e ideais em favor de toda Sociedade.

Inicie o contato com esse tema instigante e atual.

Valores de doação:

  • R$ 20,00 – apoiadores doadores, receberão voucher de 10% para escola preta 2025 em novembro
  • R$ 50,00 – apoiadores doadores receberão voucher de 30% para escola preta 2025 em novembro
Carrinho de compras0
Não há produtos no carrinho!
Continuar comprando
0