EMENTA:
A disciplina vai buscar desmistificar o discurso tendencialmente negativo da figura do negro no Brasil, proporcionando aos participantes evidências sócio-histórico-culturais da importância desse grupo étnico para a formação do país e suas lutas para resistir a toda forma de racismo.
Conteúdo programático
– Constituição da sociedade brasileira e as relações étnico-raciais. Raça. Preconceito, Discriminação e Racismo.
– O Movimento Negro: suas reivindicações. A luta pela superação do Racismo.
– A intersecção História e Educação. Leis para a superação do racismo: Lei 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08. Afrobetização / Letramento Racial
– O povo negro e suas formas de resistência contra a produção eurocentrada de mundo.
– Os quilombos como prática da vivência, dos saberes emancipatórios, produzidos, articulados. Educação Escolar Quilombola ( Resolução 08/2012 – CNE- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola)