É muito bem-vindo este espaço da Produção Preta.
É mais uma possibilidade de a gente preta fazer soar a voz, soltar os pensamentos sem estar procurando mecanismos de defesa, conquanto saibamos que toda fala vem sempre interseccionada por opressões e permeada pela História.
Aqui a História estará a nos mostrar se estamos na direção e no caminho corretos e assim nós faremos a História.
Não na busca de metas indicadas por outros, mas aquelas traçadas e conquistadas por nós.
Com muitos espinhos, é verdade, mas as pedras encontradas ou serão retiradas como resultado de discussão entre os membros do grupo e muita luta ou serão lançadas à frente para que, após maior fortalecimento, serem transformadas em novos conhecimentos e determinação.
Só assim seremos sujeitos políticos e construiremos discursos contra hegemônicos.
Não podemos baixar a guarda, temos que estar o tempo todo alertas contra os impactos do colonialismo que ainda persiste em todos nós; nessa luta para a desconstrução de preconceitos internalizados e que nos fazem tanto mal.
Para isso, este espaço será de escrevivências e de leitoras e leitores.
Mary Francisca do Careno é graduada em LETRAS e em PEDAGOGIA, Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP, Mestre em Educação pela UNISANTOS e Doutora em Letras pela UNESP. Doutorado e Pós-doutorado em Sociolinguística, pela The City University of New York – CUNY, no tema “a fala, a história e a cultura existentes nas Comunidades Quilombolas na Região do Vale do Ribeira” em São Paulo.